
Projetos 2020/2021
Nesta página são apresentados os projetos desenvolvidos no programa Eco - Escolas do Agrupamento de Escolas D: António de Ataíde , durante o ano letivo de 2020/2021.
.png)
ECO-CÓDIGO 2020/2021
RESÍDUOS:
Para os resíduos diminuir e o ambiente ajudar, temos de reduzir, reutilizar e reciclar.
ÁGUA:
A água é um bem precioso que devemos poupar, para no futuro não faltar!
ENERGIA:
Se o Sol é luz e calor, abre a janela e desliga o interruptor.
FLORESTA:
Uma árvore vou plantar, para o ambiente preservar.
BIODIVERSIDADE:
Preservar a biodiversidade para assegurar a nossa continuidade.
ESPAÇOS EXTERIORES:
Manter a escola limpa não é uma sugestão, é uma obrigação!
Espaços exteriores limpos e cuidados vamos manter, para brincar e conviver.
COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS:
Sustentabilidade é uma responsabilidade de todos. Se juntos podemos sujar e poluir, juntos podemos mudar e agir.
AGRICULTURA BIOLÓGICA:
Na horta, pesticidas não vamos usar, para o solo preservar.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL:
Para crescer saudável, escolho uma alimentação equilibrada e sustentável.

Poster Código
Pela segunda vez consecutiva a nossa escola participa no cartaz Eco-Código.
A maioria das frases que pertencem ao nosso Eco-Código foram elaboradas e votadas no ano letivo anterior pelos alunos da nossa escola.
Num ano tão atípico, temos tentado no ensino presencial aplicar todas as medidas da nossa conduta.
O cartaz selecionado representa um pulmão em forma de árvore, as bolhas são as trocas gasosas puras que as árvores nos dão, que representam um equilíbrio sustentável.
O nosso Eco-Código é constituído por 10 frases que tentamos implementar diariamente na escola.
A aluna que realizou este cartaz chama-se Flávia Morais e é da turma 9ºA.
Link para votação: (4) Facebook

Os 10 princípios da dieta mediterrânica
Os alunos da turma 9.ºC realizaram a pesquisa sobre a temática da Alimentação Saudável e dos Princípios da Dieta Mediterrânica na disciplina de Laboratórios de Aprendizagem "Tecnologia e Comunicação". Elaboraram uma Newsletter sobre alimentação saudável (utilizando a ferramenta Canva). No Padlet colocaram toda a informação.
Quando regressaram ao ensino presencial, foi possível dinamizar esta atividade.

O que vais lanchar
Os alunos do 1.º Ciclo registaram numa tabela os lanches durante uma semana. Também criaram um livro de receitas para lanches saudáveis.

Na minha casa não desperdiçamos
Os alunos da turma 7.ºB assistiram a uma sessão de sensibilização sobre o tema do desperdício alimentar e responderam a um questionário online que replicaram com as suas famílias, tentando alargar a sensibilização às suas casas. Após essa iniciativa os alunos preencheram a tabela de registos, apresentaram a receita e mostraram o produto final. Foi selecionado o trabalho da aluna Ana Moura por reunir todos os requisitos da atividade.

Painel da Biodiversidade
O projeto desenvolveu-se na disciplina de Laboratórios de Aprendizagem "Ambiente e Vida Saudável". Os alunos da turma 7.ºE pesquisaram e selecionaram os diferentes seres vivos. O painel foi construído recorrendo a materiais recicláveis.

O ar que eu respiro
Esta atividade foi realizada no regime E@D na disciplina de Laboratório de Aprendizagem "Tecnologia, Arte e Ciência". Os alunos das turmas 5.ºA, 5.ºB e 5.ºC pesquisaram sobre os poluentes atmosféricos, fontes de poluição natural e humana, consequências da poluição do ar e possíveis soluções. Os alunos elaboraram cartões desenhados sobre os vários tópicos. A partir dos cartões criados elaborou-se um jogo digital na aplicação Wordwall, com algumas questões relacionadas com o tema.

Plantas companheiras
O projeto foi realizado no regime E@D, na disciplina de Laboratórios de Aprendizagem "Ambiente e Vida Saudável". Os alunos da turma 6.ºE seguiram o método científico para investigar, partindo de uma questão-problema: Será que as plantas companheiras devem ser cultivadas ao mesmo tempo? Após a pesquisa, decidiram escolher os seguintes pares de plantas companheiras (em consociação): Batata+feijão; Espargo+tomate; Couve+trevo; Cenoura+ervilha; Melão+cebola; e Nabo+hortelã. Os alunos tiveram a ideia de colocar um código QR atrás das cartas que abre um vídeo que gravaram sobre as plantas.

Dia Eco-Escolas
Fotos da atuação do grupo musical, da cerimónia de hastear da Bandeira Verde e da entrega dos Certificados de Participação.

Peddypaper - Eco-Escolas
ara conhecer a atividade, fica a ligação do documento:
https://aeaa-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/ritafelix_prof_aeaa_pt/EcI2nRz8QAhPov4XcDIEu4kBowxyPcDcPXRiVo3VZBmi3w?e=C9kq6c

Peddypaper - Eco-Escolas
Nos dias de Laboratórios em Ação convidamos os alunos a conhecer o espaço exterior da nossa escola através da realização de um peddypaper. Uma das atividades era largar bombas de sementes polinizadoras nos canteiros da escola.

Campanha Recolha REEE
No mês de maio vamos ajudar os Bombeiros Voluntários da nossa terra entregando todos os equipamentos elétricos, eletrónicos e eletrodomésticos velhos que já não são usados no quartel. Podemos entregar pilhas velhas, lâmpadas e acumuladores sem uso.
Desta forma estamos a contribuir para uma reciclagem correta destes equipamentos fora de uso e, ao mesmo tempo, é uma forma de angariação de fundos para os nossos Bombeiros.
Dia Eco-Escolas
No dia 1 de junho, festejamos o Dia Eco-Escolas com atuação Grupo de Percussão do Conservatório Regional Silva Marques; hastear da Bandeira Verde; e, entrega de Certificados de Participação no Programa Eco-Escolas, nos anos de 2020 e 2021, aos alunos que se destacaram pelo seu empenho:
-
Letícia Sousa (6.º C);
-
Tomás Piedade (7.º B);
-
Tiago Félix (7.º B);
-
Mafalda Barradas (6.º A);
-
Damien Mogildea (8.º E);
-
Vadim Postavchuk (7.ºE).

Horta Biológica
Arregaçamos as mangas, pusemos as mãos na terra e apareceu a nossa horta biológica.
Com a colaboração dos professores de Ciências e Físico-Química limpamos o terreno, colocamos as paletes e enchemos com terra.
Os alunos do 7.ºB foram os primeiros a ter oportunidade de plantar e semear algumas ervas aromáticas. Na nossa horta pode-se encontrar coentros, salsa, hortelã, manjericão e cebolinho.
Outras turmas vão-se juntar ao projeto com plantas polinizadoras.

Movimento #PURIFY
Durante o ano letivo passado (2019/2020) recolhemos garrafas de água PET espalmadas e sem rótulos.
Com as garrafas recolhidas, os artistas SKELETON SEA construíram uma instalação artística com mais de 50 metros na Doca dos Olivais, junto ao Oceanário de Lisboa, que foi inaugurada no dia 22 de Março, Dia Mundial da Água.
O “Monstro Marinho”, nome dado à instalação, representa algo que não é mitológico: o “monstruoso” volume de plástico nos oceanos. A direção artística dos Skeleton Sea, um grupo de artistas e surfistas com forte ligação ao mar, encabeçada por Xandi Kreuzeder, torna tangível e real a mensagem que se pretende passar: 12 toneladas de plástico descartável recriam um “Monstro Marinho” com mais de 50 metros de comprimento, que faz a alusão de que a humanidade está a ser literalmente “engolida” pelo seu próprio plástico.
Obrigada a todos os que colaboraram nesta iniciativa!

2.º Conselho Eco-Escolas - 2020/2021
Realizou-se no dia 25 de fevereiro, pelas 18h, o 2.º Conselho Eco-Escolas, com a presença de 23 alunos representantes das suas turmas, a Sra. Diretora, a representante dos funcionários, os representantes dos professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, a representante da Câmara Municipal, o presidente da Junta de Freguesia, a representante da Associação de Pais, num total de 38 pessoas.